Por que é difícil reconhecer o seu sucesso profissional?

Borda
Por que é difícil reconhecer o seu sucesso profissional?

Por que é difícil reconhecer o seu sucesso profissional?

Muitas pessoas buscam o sucesso profissional, mas às vezes não conseguem ou desistem antes de alcançar o seu objetivo. Isso porque na maior parte do tempo nem sabem ao certo o que querem ou comemoram as suas conquistas. 

Existem indivíduos que pensam que sucesso profissional é ser líder do seu setor, por exemplo. Assim, não valorizam todas as outras conquistas, como um bom feedback, o que causa uma sensação de insatisfação e insuficiência.

Dessa forma, adquirem consequências negativas: síndrome de burnout, estresse, insônia ou até desenvolvimento de doenças como depressão e ansiedade. Ou seja, a falta de sucesso profissional pode afetar também a vida pessoal.

Por isso, é muito importante entender o que é sucesso profissional e como alcançá-lo. Inclusive, a psicoterapia é uma ferramenta essencial para isso. Continue lendo o conteúdo a seguir para entender o porquê. Boa leitura!

O que é sucesso profissional?

A definição de sucesso profissional pode causar alegria ou desespero, dependendo da pessoa e dos seus objetivos. Isso porque às vezes pode parecer estar longe demais e ser quase impossível de ser alcançado.

Em muitos momentos, isso acontece uma vez que a definição da meta não foi muito bem estabelecida. Ou, porque as pessoas têm uma versão deturpada do que é sucesso profissional, o que dificulta ainda mais o seu alcance.

Esse é um conceito muito pessoal, por isso é difícil nomear apenas um significado. Algumas pessoas acreditam que sucesso profissional é ganhar muito. Mas, se fosse verdade, não haveria tantos profissionais bem remunerados insatisfeitos.

Para os millennials (quem nasceu depois dos anos 80), o sucesso profissional tem mais relação com satisfação pessoal do que com o ganho financeiro. Sendo assim, muitos trocam um salário maior por uma empresa com objetivo social.

Mas, pensar na remuneração não é errado. O significado é diferente para cada pessoa, uma vez que está ligado à conquistas e desejos pessoais. Por isso, sucesso profissional pode ser:

  • Ter reconhecimento em sua área;
  • Fazer viagens internacionais;
  • Ter conforto financeiro;
  • Possuir um cargo de prestígio;
  • Ser dono do próprio negócio;
  • Ter tempo para a família, entre outros.

O mais importante é definir as metas conforme o que você deseja, não de acordo com o que vê nas outras pessoas. Para isso, evite comparações e estabeleça seus próprios objetivos profissionais com base no que deseja alcançar.

Entenda como alcançar o sucesso profissional

Agora que já sabe o que é o sucesso profissional, pode estar se perguntando como alcançá-lo. Mas a verdade é que não há uma “fórmula secreta” ou algo do tipo, uma vez que cada pessoa traça seu próprio caminho.

No entanto, existem algumas atitudes que fazem com que atinja o objetivo mais rápido. Para isso, a partir de agora tente fazer o seguinte:

Sucesso profissional

  • Busque entender qual é o seu propósito de vida;
  • Tenha um plano de carreira;
  • Defina seu objetivo profissional e metas em curto, médio e longo prazo;
  • Saiba lidar com mudanças de objetivos;
  • Seja proativo sempre;
  • Tenha paciência para lidar com altos e baixos;
  • Faça networking;
  • Invista sempre em aprendizado e desenvolvimento;
  • Escolha uma área que você se identifique;
  • Não tenha medo/vergonha de pedir ajuda ou trocar de carreira;
  • Selecione quais palpites vale a pena escutar;
  • Busque autoconhecimento;
  • E o principal: valorize suas conquistas!

Afinal, se você não der valor quem vai dar, não é mesmo? Por isso, é muito importante olhar para sua trajetória com carinho e entender que todo acontecimento é um passo a mais em destino ao seu sucesso profissional, até mesmo os erros.

Busque enxergar cada situação como um aprendizado. Dessa forma, é muito mais fácil e leve lidar com os problemas do dia a dia da melhor maneira possível. Portanto, não se cobre tanto e valorize cada conquista sua e seu trabalho!

Como saber o que é sucesso profissional para você

Como dito anteriormente, cada pessoa tem uma perspectiva diferente do conceito de sucesso profissional. Por isso, o primeiro passo é identificar quais são os seus objetivos para traçar um caminho em direção a eles.

Para isso, é preciso autoconhecimento. Assim, apenas dessa maneira se conhecerá o suficiente para entender quais são suas preferências e metas, o que te permitirá diferenciar o que é sua vontade e o que é influência de outras pessoas.

sucesso profissional

Desse modo, pense sobre as questões a seguir:

  • Qual é o seu propósito de vida?
  • O quanto o salário é importante na hora de escolher um emprego?
  • O que prefere em um trabalho? Por exemplo, estabilidade financeira ou ter mais tempo livre?
  • Como imagina sua vida pessoal e profissional daqui a 5 ou 10 anos?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Ter um título de prestígio ou alto cargo é muito importante?
  • Em que tipo de ambiente deseja trabalhar?
  • Qual seu cargo dos sonhos?
  • O que você está disposto a fazer para alcançar suas metas?

Depois de passar pelo processo de autoconhecimento, é mais fácil encontrar suas prioridades para saber o que é preciso para alcançar o seu sucesso profissional. Para isso, uma excelente ferramenta é a psicoterapia.

Além disso, por mais que o sucesso profissional e sucesso pessoal sejam diferentes, há uma relação entre os conceitos. Isso porque a insatisfação no trabalho pode afetar a vida pessoal, e o mesmo acontece ao contrário.

Quando está mal e infeliz, esse sentimento é transmitido para o ambiente de trabalho. Por isso, se está procurando encontrar o sucesso profissional, é necessário antes estar bem com todos os aspectos pessoais também.

Ademais, é preciso aprender a reconhecer suas vitórias e conquistas para comemorá-las. Dessa maneira, diminuirá a pressão sobre si e poderá enxergar com mais facilidade se é o caminho que deseja seguir.

Como a psicoterapia pode ajudar?

O primeiro e mais importante passo para ter sucesso profissional é se conhecer e saber quem você é. Para isso, uma excelente alternativa é fazer sessões de psicoterapia, a fim de entender o que realmente importa para você.

Afinal, o psicólogo irá trabalhar junto com você, em um ambiente acolhedor, a resolução de questões sentimentais, que podem ser a origem, fruto ou resultado de questões profissionais, com base em anos de estudo e experiência.

Dessa forma, irá conhecer também suas maiores dificuldades. Portanto, poderá encontrar mais rápido a solução para melhorá-las e desenvolvê-las, se destacando no mercado de trabalho.

Além disso, a psicoterapia ajuda a trabalhar a sua inteligência emocional, essencial para construir um bom relacionamento com a equipe, tomar decisões assertivas, e saber lidar melhor com vitórias e derrotas, influenciando no sucesso profissional.

Agende a sua consulta com Carine Pedrotti para te ajudar a alcançar seu sucesso profissional

O autoconhecimento oferece vários benefícios, visto que possibilita que você entenda melhor seus pontos fortes, fraquezas, vontades, talentos… assim, permite que o desenvolvimento pessoal e profissional seja muito mais efetivo.

Uma das melhores maneiras de obter o autoconhecimento é pela psicoterapia. Dessa forma, o caminho para o sucesso profissional é mais fácil e rápido de percorrer, através de técnicas utilizadas nas sessões pelo psicólogo.

Agende a sua consulta com a Carine Pedrotti para identificar as competências que te destacam no mercado, entender o que precisa e quer para alcançar o seu sucesso profissional. O processo exige total dedicação, conte com ajuda!

Curtiu? Compartilhe:

Wave

Contato

Agende
Fácil

UNIDADE TORRES

(51) 3626-2936 (51) 98119 – 0002
R. Bento Gonçalves, 165/715 – Centro
SER Saúde Integrada
Agende via WhatsApp
Wave
Fale Conosco Agora