Propósito de vida: o que é e como encontrá-lo através da psicoterapia

Borda
Propósito de vida: o que é e como encontrá-lo através da psicoterapia

Propósito de vida: o que é e como encontrá-lo através da psicoterapia

Já parou para pensar qual é o seu propósito de vida? A vida pode ser uma aventura maravilhosa ou um desafio cansativo, se apenas viver uma rotina sem ter um objetivo estabelecido, independente de qual seja ele.

Mas, já desmistificando uma fala muito comum: não temos apenas um propósito. Afinal, a nossa vida não deve se resumir a apenas um objetivo, principalmente devido às inúmeras mudanças e amadurecimentos que ocorrem.

Cada um de nós temos um propósito diferente, por isso, é muito importante não se comparar e nem tentar adequar o propósito de outra pessoa à sua vida. Caso contrário, poderá deparar-se com um cenário de muita infelicidade.

E aí, você se pergunta “o que eu fiz de errado?”. Contudo, saiba que nunca é tarde para encontrar seu verdadeiro propósito de vida. Leia este artigo e descubra como a psicoterapia pode te ajudar nessa busca!

O que é propósito de vida?

Um propósito de vida é uma espécie de objetivo a longo prazo. Aquilo que, quando se imagina atingindo, se sente extremamente orgulhoso e que conquistou o que mais queria na vida. Alguns chamam isso de sonho.

O propósito costuma ter a ver com o que te motiva a levantar da cama todos os dias, o que você poderia passar muito tempo fazendo sem ganhar nada externo, algo que te inspira e que tenha significado. Por isso, é algo tão pessoal.

Afinal, nem todos querem ou admiram a mesma coisa. Além disso, nem sempre a nossa própria vontade continua a mesma durante os anos. Isso porque o propósito também é influenciado por todas as nossas experiências e vivências. 

Portanto, um propósito pode ser ter uma empresa, ter dinheiro para bancar uma vida tranquila e confortável, ser um bom profissional, ser um bom pai ou mãe, entre outros. Basta ser algo que seja importante e que te motive a viver diariamente.

Ademais, é importante saber diferenciar o propósito de vida de uma meta. A meta, na verdade, são passos para atingir o seu propósito. Por exemplo, se seu propósito é ser líder na empresa, uma meta poderia ser uma certificação que te deixa mais perto disso.

No entanto, nem sempre é fácil descobrir qual é o seu propósito de vida, uma vez que para isso é necessário ter autoconhecimento para saber o que realmente faz sentido para você. É nesse ponto que a psicoterapia individual é o caminho perfeito para te ajudar.

Por que é importante ter um propósito de vida?

A vida é uma montanha-russa de emoções, não é mesmo? Uma hora estamos bem e outra nem tanto. Nesses momentos, ter um propósito de vida ajuda a ter forças e motivações para superar todas as dificuldades.

Isso porque o propósito dá uma razão para viver, que manterá tranquilo e confiante aquele que sabe o que realmente deseja ser e/ou ter. Em momentos de aperto e decisões difíceis, é o que incentiva a lutar para atingir o seu principal objetivo.

Assim, influencia até mesmo no sucesso. Afinal, ele dá clareza do que tem significado e impulsiona a fazer o que é preciso para atingir os objetivos. Ou seja, saber onde queremos chegar e como fazer isso, torna mais fácil alcançar o sucesso.

As pessoas que têm um propósito de vida também tomam decisões mais assertivas e têm uma autoestima saudável, visto que elas raramente se entregam para sensações ruins, superando-as com ânimo e entusiasmo.

Além disso, esses indivíduos vivem uma vida mais feliz, uma vez que têm consciência de suas necessidades e desejos e por isso correm atrás para se satisfazer. Caso contrário, poderiam se tornar infelizes, sem saber o motivo disso. 

Desse modo, saber qual é o seu propósito de vida melhora os comportamentos e interações sociais, promove novos conhecimentos e habilidades e ainda garante um significado à sua existência, impactando no crescimento pessoal e profissional.

Mas, é importante não deixar a ansiedade e a pressão para descobrir o seu propósito te travar. Esse processo deve ser leve e tranquilo, portanto, não o torne um fardo ou obsessão. Curta o caminho!

Propósito de vida: dicas para encontrar o seu

Como dito anteriormente, o propósito de vida não é o mesmo para todo mundo. Afinal, varia de acordo com cada estágio de desenvolvimento pessoal, vontade e necessidades de cada indivíduo.

Existem pessoas que já sabem qual é o seu propósito. Outras, todavia, precisam construí-lo e desenvolvê-lo. Para isso, uma das dicas é se fazer algumas perguntas que irão te ajudar a defini-lo. Algumas das questões, são:

  • O que gostava de fazer quando era criança?
  • O que te impulsiona e motiva a se levantar todas as manhãs?
  • Em qual atividade passaria todo o seu tempo sem receber nada em troca?
  • Quais experiências pessoais foram mais significativas?
  • O que essas experiências te ensinaram?
  • Por que as pessoas te procuram (relacionado à sua personalidade)?
  • O principal: pelo que quer ser lembrado?

Por meio dessas perguntas, pode tentar definir um objetivo para si mesmo, dividi-lo em pequenas metas alcançáveis a curto-médio prazo e então, descobrir qual é o seu propósito de vida.

Entretanto, lembre-se que o propósito de vida pode variar ao longo dos anos dependendo das suas experiências, mudanças, novas percepções e vivências. Portanto, nunca se limite e permita-se alcançar a felicidade.

Para todo esse processo ser ainda mais fácil e, provavelmente, rápido, é possível também contar com a ajuda da psicoterapia. Dessa maneira, terá o auxílio de um profissional capacitado para te ajudar a exercer o autoconhecimento. 

Afinal, a base de todo o processo é se conhecer a fundo para responder as questões postas anteriormente e saber o que realmente deseja. Somente assim poderá encontrar seus sonhos, motivações e, enfim, o seu propósito de vida.

Descubra o seu propósito de vida com a Carine Pedrotti

Ao saber mais sobre propósito de vida, talvez fique pensativo acerca daquele “vazio” que pode sentir às vezes. Se for seu caso, significa que ainda não se conhece o suficiente para saber o que de fato deseja.

Portanto, é essencial trabalhar o seu autoconhecimento para identificar suas prioridades. A principal e fundamental ferramenta para te ajudar no decorrer desse processo é a psicoterapia.

Tudo isso requer um investimento, tanto para praticá-lo como para identificá-lo, mas que vale muito a pena. Por isso, quanto mais você se conhecer, mais perto estará do seu propósito e sua realização.

Sendo assim, agende uma consulta com a Carine Pedrotti para começar seu processo de autoconhecimento e dar mais alguns passos a caminho de descobrir qual é o seu propósito de vida para alcançar a felicidade e satisfação.

Curtiu? Compartilhe:

Wave

Contato

Agende
Fácil

UNIDADE TORRES

(51) 3626-2936 (51) 98119 – 0002
R. Bento Gonçalves, 165/715 – Centro
SER Saúde Integrada
Agende via WhatsApp
Wave
Fale Conosco Agora