Como a psicoterapia ajuda a encontrar o caminho para o sucesso

Borda
Como a psicoterapia ajuda a encontrar o caminho para o sucesso

Como a psicoterapia ajuda a encontrar o caminho para o sucesso

Hoje em dia, ao perguntar o que as pessoas mais desejam, a maioria responde: sucesso. No entanto, o conceito de sucesso é diferente para cada um, uma vez que depende de suas vivências, necessidades e desejos.

Por isso, ele pode ser descrito de várias maneiras. Para alguns, sucesso é ter uma carreira sólida e financeiramente confortável, enquanto para outros significa construir uma família ou se sentir bem consigo mesmo.

Independente do que significa sucesso para você, saiba que ele é fundamental para sua vida mentalmente, fisicamente e socialmente. E uma coisa é certa: a psicoterapia pode te ajudar nisso!

Quer saber como? Continue lendo para entender o que é sucesso, porque perseguimos o sucesso e como alcançá-lo!

O que é o sucesso?

De acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, sucesso é: ter êxito, bom resultado. Na teoria está certo. Mas na prática, não é possível atribuir apenas um significado a essa palavra. 

Nem sempre sucesso é ter uma alta renda, por exemplo. Às vezes, pode ser estar bem ao final de um dia estressante ou perceber uma melhora em suas atitudes e comportamentos diante de pressões do dia a dia.

Ou seja, tem diferentes interpretações e significados para cada um de nós,visto que é algo muito pessoal. Mas, há algo em comum: todos relacionam a palavra com um acontecimento feliz.

Todavia, nem sempre o sucesso é sobre algo positivo, mas sim, sobre tirar algo bom de qualquer acontecimento. Como o que acontece depois de uma decisão ruim, uma discussão ou um evento traumático.

É muito importante saber a importância de viver e sentir os momentos bons ou ruins que acontecem e entender que um não anula o outro. Isso é sucesso, e a psicoterapia individual ajuda a encontrar o caminho até ele.

Por que perseguimos a ideia de ter sucesso?

Vivemos em uma sociedade cada vez mais ansiosa e imediatista, por isso cada pessoa quer realizar seus desejos o quanto antes. Assim, se alguém não tem o que quer logo, conclui que não tem sucesso. 

Além disso, na era que estamos vivemos, muitos baseiam a sua vida de acordo com o que veem nas redes sociais. Desse modo, é comum se comparar com outra pessoa, mesmo não sabendo as suas lutas.

Sendo assim, muitos acreditam que só terão sucesso se tiverem o que outros têm. Nesses casos, é recorrente que alguém trace uma meta e quando a atinja, ainda se sinta incompleta. (Não seria incompleto?)

Por exemplo, viu alguém falando sobre sua recente conquista: a compra de um carro zero. Então você corre atrás para comprar também o seu carro, mas quando finalmente consegue, ainda se sente frustrado. 

Isso acontece, porque provavelmente abraçou a definição de sucesso dos outros na sua vida, sendo que os valores, as necessidades e desejos são diferentes. Poderia sentir que teve mais sucesso ao “apenas” fazer uma boa apresentação no trabalho.

O sentimento interno de sucesso está totalmente conectado ao que faz sentido para você. Ao que está alinhado ao seu projeto pessoal de crescimento e desenvolvimento.

Muitas vezes buscamos o sucesso executando e perseguindo métricas dos outros (externas), o que gera um sentimento de esvaziamento e não realização e contentamento.

Vale lembrar que o  caminho até o sucesso na maioria das vezes não é rápido e a comparação só te afasta do seu melhor ritmo, tornando o processo ainda mais doloroso e desgastante. 

Para atingir o sucesso de forma saudável, é preciso entender que cada trajeto é único, ter paciência, calma e o principal: autoconhecimento para saber o que de fato você precisa. 

importancia do sucesso

Qual a importância do sucesso da nossa vida?

Quanto entendemos que tivemos sucesso em algo, ficamos gratos pela conquista. Essa sensação de gratidão aumenta a produção da endorfina, conhecida como hormônio da felicidade. 

A endorfina oferece muitos benefícios para o nosso corpo e mente:

  • Reduz o estresse;

  • Efeito antienvelhecimento;
  • Promove sensação de bem-estar;

  • Controla a ansiedade;

  • Regula o sono;

  • Aumento da queima de calorias;
  • Melhora o humor, foco, atenção e memória;

  • Atua como analgésico natural;

  • Fortalece a imunidade;

  • Aumenta a autoestima e libido. 

Quando esse hormônio predomina no cérebro, o indivíduo vê o mundo como um lugar quente e acolhedor, o que aumenta a capacidade de lidar com tensões e melhora a convivência social.

Mas quando os níveis da endorfina ficam baixos, surgem algumas características comuns que são ruins: estresse, irritabilidade, insônia, cansaço, alterações no humor, entre outras mudanças.

Além disso, pode potencializar problemas de saúde física e mental, como ansiedade, depressão, estresse crônico, síndrome de  burnout, disfunções sexuais entre tantas outras.

Portanto, por mais que a ideia de que “sucesso traz felicidade” seja vista como tóxica, é real. Ou seja, o sucesso, ou a falta dele, impacta emocionalmente e fisicamente na vida de cada um.

Por isso, uma pessoa pode ter um alto cargo em uma empresa e ganhar um ótimo salário, mas se não estiver realizando algo que faz sentido pra si, continuará se sentindo insatisfeita, infeliz e fracassada. 

Sendo assim, é muito importante ter autoconhecimento para entender o que é mais importante na sua vida e evitar maiores frustrações tendo sucesso. 

terapia com carine pedrotti

Alcance o Seu Sucesso com a Carine Pedrotti 

Já parou para pensar quais são os seus objetivos? A psicoterapia tem uma função fundamental de ajudar no processo de autoconhecimento. Assim, pode identificar suas prioridades, desejos e ambições.

No entanto, é muito importante ressaltar que saber o que realmente deseja ainda não é uma confirmação de que realmente terá sucesso, e muito menos que ele será definitivo quando conseguir alcançá-lo.

Mas, faz com que as chances de se sentir completo seja maior, uma vez que saberá com maior clareza de onde vem, qual é a sua história, onde está e pra onde vai, assim faz mais sentido saber do que e para que deseja correr atrás. Desse modo, a psicoterapia é um caminho para obter sucesso

Por meio da psicoterapia, as pessoas podem aprender a alcançar o sucesso de forma saudável, valorizando os aprendizados e as vivências durante o processo.

Além disso, ela também auxilia a entender quando devemos reavaliar nossos objetivos e metas. Afinal, podem mudar conforme o tempo, o que consequentemente altera a sua concepção de sucesso.

Agende a sua consulta online ou presencial com a Carine Pedrotti e encontre um ambiente seguro, acolhedor e livre de julgamentos. Desse modo, pode se conhecer melhor e encontrar o caminho para ter felicidade em todas as áreas da sua vida! 

Curtiu? Compartilhe:

Wave

Contato

Agende
Fácil

UNIDADE TORRES

(51) 3626-2936 (51) 98119 – 0002
R. Bento Gonçalves, 165/715 – Centro
SER Saúde Integrada
Agende via WhatsApp
Wave
Fale Conosco Agora