Como ter um relacionamento saudável? Entenda!

Borda
Como ter um relacionamento saudável? Entenda!

Como ter um relacionamento saudável? Entenda!

O principal assunto hoje em dia relacionado a relacionamentos, é sobre a toxicidade. Por isso, existem várias pessoas que perderam a crença de que pode existir um relacionamento saudável, maduro e que te faça bem, principalmente se este já dura alguns anos.

Afinal, é comum compararmos nossa vida com a das pessoas que conhecemos. Portanto, se para várias pessoas não deu certo, por que daria para nós? E a melhor resposta para essa pergunta é: porque você e seu parceiro (a) podem escolher fazer diferente.

Mas atenção! Um relacionamento saudável não significa que vocês não terão brigas, discussões, desentendimentos e momentos difíceis. Pelo contrário, como vocês agem perante às dificuldades é um fator determinante para saber se é saudável ou não.

Além disso, a psicoterapia individual contribui muito para que, individualmente, ambos estejam preparados para viver um relacionamento assim. Para tirar todas as suas dúvidas, basta conferir o conteúdo que preparamos a seguir. Vamos lá?

O que é um relacionamento saudável?

Como dito, um relacionamento saudável não é determinado se vocês brigam ou não. A vida não é um mar de rosas, né? Consequentemente, nem todos os dias são fáceis e nem sempre conseguimos nos doar 100% ao outro.

No entanto, é importante oferecer a nossa melhor versão. Contudo, preste atenção: o seu melhor não é o mesmo todos os dias! Ofereça aquilo que você consegue. Hoje pode oferecer 40% e seu parceiro 60% e amanhã o contrário.

Basicamente, um relacionamento saudável é aquele que é constituído por respeito, carinho, atenção, confiança, admiração, atenção e autonomia. Mas, principalmente, o que estimula o bem-estar e a capacidade de amar das duas partes envolvidas.

Além disso, o casal consegue resolver os desentendimentos, ciúmes e atritos com muito diálogo e compreensão, que são características fundamentais para manter uma boa relação. Em resumo, um relacionamento saudável é leve e harmonioso.

Também é fundamental que cada parte do relacionamento se sinta bem mesmo sozinho. Afinal, você não deve depender do seu parceiro. Ele (a) não é uma extensão da sua vida, e sim um parceiro para agregar, assim como diz o nome.

Sinais de um relacionamento saudável

É claro que não podemos generalizar os relacionamentos, uma vez que são compostos de pessoas diferentes. Ou seja, possuem diferentes percepções da vida, atitudes, históricos, vivências, entre outros.

Contudo, relacionamentos saudáveis possuem várias características em comum. Por isso, provavelmente encontrará os seguintes sinais:

  • Os problemas e desavenças são resolvidos com comunicação;
  • Nunca falta respeito entre os parceiros;
  • O relacionamento possui limites que são respeitados;
  • Existe admiração entre os parceiros;
  • Ambas as partes do relacionamento possuem um tempo individual para aproveitar sozinho ou com amigos;
  • Os dois têm privacidade;
  • A maioria do tempo é composta por bons sentimentos e memórias;
  • Nenhuma das partes precisa mudar (atenção: é diferente de melhorar);
  • Sabem lidar com as diferenças;
  • Ambos têm uma visão do futuro e conversam sobre isso;
  • Não há táticas intimidadoras ou manipuladoras, nem violência física ou emocional;
  • Ambos sabem perdoar e não são vingativos;
  • Existe apoio e respeito acima de tudo.

É preciso entender que ninguém é de ninguém. Mesmo estando em um relacionamento, ambas as partes são livres e responsáveis apenas pela própria vida. Por isso, é preciso ter liberdade, ser auto suficiente e ter autoconhecimento.

Todavia, é claro que existem limites que devem ser estabelecidos pelo casal. Por exemplo, se for sair sozinho não sumir a madrugada inteira, entre outros. Cada casal decide o que funciona para eles, portanto, é importante que isso não seja generalizado ou baseado em outras pessoas.

Como ter um relacionamento saudável?

Está se perguntando como ter um relacionamento saudável? Existem algumas atitudes que o casal pode tomar para ter uma relação leve e que faça bem aos dois.   A seguir, confira dicas do que pode ser feito.

Como ter um relacionamento saudável

Demonstre amor e respeito

Ninguém quer ficar com alguém que sente que não te valoriza, não é mesmo? Por isso, se sentir amado e respeitado, até nas pequenas coisas do dia a dia, é uma das principais chaves para um relacionamento duradouro e saudável.

Vale lembrar que cada um tem sua própria linguagem do amor, que podem ser: toques físicos, presentes, tempo de qualidade, palavras de afirmação e/ou atos de serviço. Portanto, seu parceiro pode demonstrar o amor de maneira diferente.

Conhecendo a linguagem do amor do seu parceiro você aprende a reconhecer suas demonstrações de afeto. Entretanto, apesar de ter sua própria linguagem, tente também agradá-lo entendendo o que ele gosta e como ele se sente amado.

Por exemplo, se a sua linguagem do amor é atos de serviço, você demonstra seu amor ao pegar um copo d’água na madrugada. Mas, se a linguagem do parceiro é tempo de qualidade, vale reservar umas horas para passarem fazendo algo juntos.

Tenha empatia com o seu parceiro

Empatia é um sentimento que é fundamental para um relacionamento saudável. Sendo assim, é essencial que a simpatia seja estimulada e desenvolvida a todo momento durante a relação por ambas as partes envolvidas.

Desse modo, o relacionamento torna-se muito mais leve. Afinal, a capacidade de entender o próximo, colocar-se em seu lugar auxilia a entender o contexto de suas motivações, atitudes, visão do mundo, desejos, entre outras características.

Assim, é extremamente mais fácil e simples validar o sentimento do outro e, consequentemente, evitar brigas, desentendimentos, sentimentos ruins para gerar bem-estar e construir uma grande parceria e valorização.

Saiba quando ouvir, falar e quando ficar em silêncio

Dizem que o diálogo é tudo, contudo, não adianta de nada se o parceiro não souber ouvir. Portanto, é importante buscar compreender o que o outro tem a dizer e dar a atenção devida. O que é simples para você, pode ser muito importante para o outro.

Um relacionamento saudável é abundante em conversas, sobre os mais variados e complicados assuntos. Pode não ser fácil expressar seus sentimentos, mas lembre-se que eles poderão ser resolvidos caso seu parceiro não saiba o que sente.

A maioria dos problemas em um relacionamento pode se resolver com um pouco de conversa, mas também é importante reconhecer os momentos em que o silêncio é necessário e mais benéfico. Por exemplo, após uma briga que exaltou os ânimos.

Afinal, com raiva e estressado é difícil que as pessoas se expressem com clareza, com controle sobre as suas emoções, sem grosseria. Caso contrário, a briga poderá ficar ainda pior e trazer mais consequências ruins ao relacionamento.

Seja paciente

A paciência é essencial para proporcionar um clima de harmonia e bem-estar em qualquer relacionamento saudável. Dessa maneira, saberá como lidar da melhor forma possível durante os momentos difíceis que irão surgir.

Não compare o seu relacionamento com o de outras pessoas

Uma das coisas mais importantes para um relacionamento saudável é não fazer comparações. Por exemplo, “a esposa de fulano espera ele todos os dias em casa com o jantar pronto” ou “o marido de ciclana sempre dá presentes para ela”.

Nesse caso, é importante entender o que falamos anteriormente: as linguagens do amor do seu parceiro. Afinal, assim como o ser humano, todas as relações são únicas e diferentes. Portanto, a comparação pode ser altamente destrutiva.

Trabalhe a confiança dentro do relacionamento

Sentir um pouco de ciúmes dentro de um relacionamento é normal, mas deve prestar atenção se ele se torna excessivo. Principalmente, porque a confiança no seu parceiro é algo muito determinante para um relacionamento saudável ou não.

Por isso, pense se para “confiar” em alguém você está limitando a sua privacidade e liberdade. Se o parceiro faz algo que você não se sente confortável, converse e busque deixar claro essas atitudes que te magoam e te fazem mal. 

Ademais, tente entender se o ciúmes ou falta de confiança é consequência de atitudes e reações do seu companheiro ou se é devido relações e traumas passadas. Nesse caso, a melhor alternativa é fazer terapia para se curar.

Ofereça apoio e companheirismo 

Um relacionamento sólido e saudável deve ser composto por companheirismo e apoio das duas partes. Afinal, além de marido e mulher, por exemplo, o casal deve ser amigo um do outro e suporte para todos os momentos.

Esteja do lado do seu parceiro nas situações boas e ruins, apoie suas escolhas, comemore suas conquistas, incentive a correr atrás de seus sonhos e, quando este não tiver forças, ajude a superar as derrotas, mesmo quando lhe parece banal.

Saber que é possível contar com o companheiro torna tudo mais leve e favorece a construção de um vínculo emocional ainda maior, além do vínculo sexual. Dessa forma, a cumplicidade consegue ser até mesmo mais íntima. 

Como a psicoterapia individual ajuda a ter um relacionamento saudável?

Em um relacionamento é fundamental ter autoconhecimento, somente assim poderá ser bom (a) para outra pessoa. Afinal, como dito anteriormente, será auto suficiente e não fará cobranças ao outro que somente você pode fazer por si mesmo.

Para isso, uma excelente opção é fazer sessões de terapia individual com a Carine Pedrotti. Desse modo, entenderá quais são seus limites, desenvolverá habilidades essenciais para um relacionamento saudável e saberá o que te faz bem ou não.

Além disso, poderá trabalhar traumas e cicatrizes de relações e vivências passadas, que podem ser muitas vezes os responsáveis por uma insegurança atual. Caso contrário, seu passado pode atrapalhar seu relacionamento atual.

Portanto, a terapia é uma ótima ferramenta para ter ou manter o seu relacionamento saudável, uma vez que possibilita a melhora de vários aspectos. Sendo assim, agende já a sua consulta e tenha uma relação leve e cada vez melhor!

Curtiu? Compartilhe:

Wave

Contato

Agende
Fácil

UNIDADE TORRES

(51) 3626-2936 (51) 98119 – 0002
R. Bento Gonçalves, 165/715 – Centro
SER Saúde Integrada
Agende via WhatsApp
Wave
Fale Conosco Agora