Como ter equilíbrio nas 5 áreas da vida

Borda
Como ter equilíbrio nas 5 áreas da vida

Como ter equilíbrio nas 5 áreas da vida

De acordo com o dicionário, a palavra equilíbrio corresponde à “posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios”. Mas na verdade, ter equilíbrio na vida não significa que não poderá ter desvios ou deverá seguir um caminho sempre linear.

Aliás, pensar isso traz maior sobrecarga e frustração. Dessa forma, estará ainda mais longe de conseguir encontrar um equilíbrio nas 5 áreas da sua vida: saúde física e mental, comunidade, trabalho, família e desenvolvimento pessoal.

Esse parece ser um dos maiores desafios da nossa existência. Afinal, como alavancar na carreira e ser uma boa mãe ou bom pai? Como ser um bom amigo, presente e ainda cuidar de si e da sua família? Realmente é complicado.

No entanto, é para ajudar a resolver questões como essa que a psicoterapia existe. Por isso, se deseja saber mais sobre o que são as 5 áreas da vida e como a psicoterapia ajuda a desenvolvê-las tendo equilíbrio, basta continuar lendo!

Quais são as 5 áreas da vida?

São muitas coisas idealizadas para se fazer durante a vida: ter uma carreira de sucesso, ser presente na vida de amigos e familiares, ter tempo para cuidar de si mentalmente e fisicamente, cuidar de seus relacionamentos, entre outros.

Tudo isso faz parte das 5 áreas da vida, que já falamos anteriormente. Entretanto, nem todos sabem o que são cada uma delas. Sendo assim, continue lendo o conteúdo a seguir para entendê-las melhor.

como ter equilíbrio nas 5 áreas da vida

Saúde física e mental

A área de saúde física e mental vai muito além da ausência de doenças. É uma condição básica para que todas as outras necessidades e áreas da vida sejam atendidas com equilíbrio, portanto, é muito importante.

Afinal, quando você prioriza o seu bem-estar de forma integral, cuidando do corpo, mente, espiritualidade e relacionamentos, vive mais saudável. Exemplos disso são ir à academia, fazer terapia ou simplesmente tirar um tempo para descansar.

Esse pilar nos mostra como está a relação com o nosso próprio eu, e é justamente aqui que aparecem muitos sintomas e informações de problemas que por vezes não são valorizados, ou melhor, são até banalizados, como: dores, angústias, ansiedades, tensões.

Comunidade

Nenhum ser humano nasceu para viver sozinho. Na relação com os outros ele vai se construindo a partir de referências e então, sente que pertence a determinados grupos. Por exemplo, amigos do trabalho, grupo de futebol, colegas do condomínio. 

Esse pilar traz os desafios dos relacionamentos com o outro, e também a expansão e o pertencimento.

Trabalho

O trabalho é um componente essencial dentro da identificação da nossa identidade, através dele nos desenvolvemos e contribuímos para algo maior. Ele também promove condições financeiras para realizar objetivos e usufruir momentos que são importantes para a sua felicidade. Portanto, ele é uma área de grande importância na vida da maioria das pessoas.

Família 

A família é o espaço de maior intimidade, onde o dia a dia acontece. Por isso, são as pessoas mais próximas e que têm maior influência na sua vida. Assim, demandam maior disponibilidade, atenção e troca de afeto e cuidados.

Desse modo, é uma das principais preocupações, logo, é fundamental que encontrem um equilíbrio, caso desejem trabalhar ou cuidar de si.

Desenvolvimento pessoal

Essa área é um espaço para se conhecer melhor e buscar atividades que contribuam para o seu crescimento como pessoa. Como fazer um curso, frequentar palestras, experimentar novas experiências, entre outros.

equilíbrio 

O que é uma vida equilibrada?

O significado prático de uma vida equilibrada é muito relativo. Muitos limites, como carga de trabalho, são individuais e até culturais, além das pessoas possuírem medidas diferentes. 

Algumas precisam de mais tempo para descansar, outras preferem passar mais tempo com a família, e há também quem prefira ter tempo para aproveitar com os amigos. Mas, é preciso ter equilíbrio entre todas as áreas.

Logo, podemos considerar que o equilíbrio é quando as pessoas têm tempo e disposição para cuidar de todas as 5 áreas da vida em harmonia. Ou seja, quando cada setor está recebendo a atenção que ele precisa no momento.

Por que é importante ter equilíbrio nas 5 áreas da vida?

O equilíbrio nas 5 áreas da vida traz muitos benefícios: maturidade, uma vida mais direcionada, mais responsabilidades e principalmente, mais felicidade. Dessa maneira, o equilíbrio também permite uma maior qualidade de vida.

Isso porque o desequilíbrio causa cansaço (físico e mental), estresse e frustração. Assim, é mais difícil ficar bem consigo mesmo e ser alegre e corajoso, uma vez que até os problemas mais simples são vistos por uma perspectiva desesperançosa.

Entretanto, nem sempre é fácil manter sua vida equilibrada, não é mesmo? A nossa rotina pode ser cheia de tarefas que acabam sobrecarregando, principalmente em casos de pessoas que possuem família para cuidar e trabalham fora.

Isso inclui não somente filhos, mas também cuidar dos pais idosos, por exemplo. Mas, mesmo sendo difícil, ainda é possível, basta viver um dia de cada vez e escolher a forma de agir: ter pensamentos positivos ou negativos.

Por exemplo, se a área de trabalho for muito mais trabalhada do que as demais, pode gerar consequências ruins, como dores de cabeça, estresse, depressão, burnout e crises de ansiedade, que futuramente prejudicarão sua produtividade.

Sendo assim, cuidar de todas as 5 áreas da vida e ter equilíbrio é fundamental para manter-se saudável fisicamente e emocionalmente, que consequentemente, ajudam a tomar decisões corretas na vida pessoal e profissional.

terapia traz felicidade

Como a terapia com a Carine Pedrotti pode ajudar a alcançar o equilíbrio na vida?

O equilíbrio da vida está diretamente ligado ao autoconhecimento e ao autocuidado. Nada melhor para se conhecer, do que fazer psicoterapia. Através de técnicas e sessões, a psicoterapia ajuda a se conhecer melhor.

Ter autoconhecimento é muito importante para ter equilíbrio, visto que através dele é possível entender o que mais importa para você no momento e tem mais impacto. Assim, saberá qual área demanda mais atenção por enquanto.

Além disso, é comum que ao longo do tempo a demanda mude e você precise se adaptar. Por exemplo, quando um filho fica doente, é comum que a prioridade seja a família, e não o trabalho. Mas, pode ser ao contrário quando visa uma promoção.

Nem todos lidam muito bem com isso, principalmente pela constante comparação que as pessoas fazem de si com outras pessoas. Infelizmente, é comum que deseje ser como outras pessoas que admiram, acreditando terem a vida perfeita.

Contudo, é preciso lembrar que, como dito anteriormente, o conceito de equilíbrio é diferente para cada um. A psicoterapia ajuda muito a diminuir essa comparação e compreender quais são os pontos que você pode melhorar para atingir suas metas.

Por isso, agende sua consulta com a Carine Pedrotti e presencie como a terapia pode ajudar a alcançar o equilíbrio nas 5 áreas da vida e entenda como administrar a dificuldade de ter que estar em tantos papéis na vida.

Curtiu? Compartilhe:

Wave

Contato

Agende
Fácil

UNIDADE TORRES

(51) 3626-2936 (51) 98119 – 0002
R. Bento Gonçalves, 165/715 – Centro
SER Saúde Integrada
Agende via WhatsApp
Wave
Fale Conosco Agora