Inteligência Emocional

Borda
Inteligência Emocional

Ser inteligente é ser capaz de pensar com clareza, é sermos capazes de pensar com objetividade sobre nossas emoções, isso pode nos oferecer controle sobre nós mesmos.

Cada vez que alguém perde uma oportunidade por ficar morto de vergonha de falar com o chefe, cada vez que alguém deixa de fazer aquela viagem maravilhosa porque tem pânico de avião, faz loucuras porque morre de ciúmes, são vezes em que não foram inteligentes emocionalmente. Não usaram a inteligência a emocional.

Inteligência emocional pode ser inata mas também pode ser aprendida. Acredito que todos podem ter potencial para ser inteligentes, mas talvez precisem de treino.

Para sermos inteligentes emocionalmente precisamos respeitar nossas emoções, valida-las, ou seja, nos dar o direito de sentir o que sentimos mas trabalhar estas emoções para que elas não nos dominem quando forem prejudiciais.

Posse ser muito bom nos entregar as emoções positivas, nos entregar ao amor, ao desfrute de uma conquista, a saborear um bom momento. Mas quando suas emoções estiverem limitando sua vida e bloqueando sua felicidade está na hora de ser inteligente e tentar gerenciar estas emoções de forma que trabalhem a seu favor.

Por exemplo, você precisa falar com uma pessoa que te deixa muito nervosa. Se não for inteligente a nível emocional você poderá ter uma destas atitudes:

– Fugir, inventar uma desculpa e nunca falar com a tal pessoa.

– Falar de forma brusca e nada elegante colocando a perder qualquer chance de sucesso.

– Falar o que não queria e ceder mais do que deveria. Mas, ao usar a inteligência emocional a assertividade poderá aflorar, talvez você consiga dizer o que precisa de forma elegante e firme.

Curtiu? Compartilhe:

Wave

Contato

Agende
Fácil

UNIDADE TORRES

(51) 3626-2936 (51) 98119 – 0002
R. Bento Gonçalves, 165/715 – Centro
SER Saúde Integrada
Agende via WhatsApp
Wave
Fale Conosco Agora