Você sabe o que é carência afetiva?
Todos têm carência afetiva em algum nível, mesmo aqueles que parecem mais frios também a possuem.
Mas quando essa carência entra em um nível muito alto, surgem as cobranças e o medo excessivo de ser rejeitado.
É o que chamamos de Dependência Emocional Afetiva. Esse sentimento acaba sendo um peso para ambas as partes dentro de um relacionamento, uma vez que nenhum dos dois conseguem suprir as expectativas.
O perigo aqui é ficar vulnerável à pessoas oportunistas e relações problemáticas; porque esta pessoa está tão mergulhada na carência que quando chega uma pessoa sedutora ela não conseguirá perceber o perigo de estar entregue a alguém assim.
Se você está passando por momentos em que acredita haver ausência de amor ou sente a necessidade de atenção, vale a pena observar melhor as características que listamos a seguir, já que elas são típicas de quem sofre de dependência afetiva.
- Submissão extrema às pessoas;
- Medo de desagradar;
- Crença de que a felicidade está condicionada à outra pessoa;
- Ciúme excessivo;
- Viver em função dos sonhos do outro;
- Não ter planos nem perspectiva para a própria vida;
- Medo da solidão;
- Sentimento de inferioridade;
- Necessidade de chamar a atenção das pessoas.
Se você já sabe que tem ou que sofre de carência emocional é difícil passar por tudo isso sozinho, admita que tem problemas, mas mais do que isso, procure ajuda, pois de nada adianta saber que tem um problema que lhe causa tanto mal e frustração, sem que se procure resolver o problema.
Vencer esta situação pode ser mais fácil do que você imagina. Por isso, não hesite em procurar ajuda especializada de um psicólogo. Agende a sua consulta.
Com certeza este profissional vai te auxiliar a descobrir a origem do problema e te indicará o caminho para que você consiga virar o jogo.